Clique e assine a partir de 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Por que a orelha queima?

Por Oráculo - Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 18 out 2012, 20h02

Gostaria de saber por que sentimos a orelha queimar.
Rotniel Ferreira Correia, Antonio João, MS

“Odeio fofoca.”

‘Tão falando mal d’ocê, é? Pisou na bola? Tá arrependido? Conta pra mim. Rot, esse fenômeno ocorre quando os vasos sanguíneos das orelhas se dilatam, o que aumenta a quantidade de sangue que passa por eles. Como o sangue é quente e vermelho, você tem a estranha sensação de que as suas orelhas estão on fire.

Na verdade, é apenas um efeito do aumento de sangue passando pelos vasos. Por isso, se você olhar no espelho, vai ver que a orelha está vermelha, diz Ana Elisa Kiszewski Bau, professora de dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

A dilatação dos vasos sanguíneos pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas nem sempre provoca efeitos como o das “orelhas que queimam”. O que acontece é que a pele dessa região é muito fina, deixando os vasos sanguíneos mais visíveis. Assim, quando ocorre a vasodilatação, é possível visualizar a vermelhidão.

Ana Elisa explica que há vários motivos para que isso ocorra. Alguns seres humanos, presumo que você entre eles, têm maior predisposição a ficar com as orelhas vermelha do que outros. Mas alguns fatores podem aumentar as chances de avermelhar a dupla. Situações de estresse e nervosismo são as campeãs.

Então, da próxima vez que estiver nervoso, não se preocupe se a orelha começar a “queimar”. Febre, enxaqueca, ingestão de bebidas alcoólicas ou de remédios vasodilatadores também podem aumentar a probabilidade de isso acontecer.

(credito da imagem: tanakawho)

Continua após a publicidade
Publicidade