GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que a Terra tem esse nome se é coberta majoritariamente por água?

No começo do Gênesis, o Deus judaico-cristão cria o céu e a terra. Essa é uma cena clássica: no primeiro livro das Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, intitulado O Sobrinho do Mago, o leão Aslam também cria um mundo do zero. 

A Teogonia – poema de Hesíodo com 1022 versos que narra a criação do mundo segundo a mitologia grega – tem uma cena parecida. No início, há apenas uma divindade meio difusa chamada Caos, que representa uma espécie de vácuo primordial. Ele é o nada – é o que havia antes que houvesse alguma coisa.

É então que surge a terra – uma deusa de nome Gaia. E o céu, que também é uma divindade por si só, chamada Urano. 

Na mitologia de Roma, cujos deuses eram todos derivados da Grécia, Urano foi rebatizado de Caelus – isto é, o céu –, e Gaia se tornou… Terra, que naquela época já significava “solo” ou “chão”.

Ou seja: a Terra, com letra maiúscula, é tudo que não é o céu. Não faz sentido agora que sabemos que a Terra é um planeta como os outros – ou seja, que ela também “flutua” no céu. Mas na época em que o mito surgiu, o horizonte parecia uma fronteira extremamente importante – uma divisão clara entre o que está abaixo dos nossos pés e o que está em cima. E a tradição de 2 mil anos ficou. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s