Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que gatos têm mania de se enfiar em caixas apertadas?

Bichano ou comida chinesa?

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2018, 11h31 - Publicado em 14 mar 2014, 19h24

Porque se esconder, ficar em locais altos e buscar um lugar seguro para ficar à espreita e vigiar a presa é um comportamento natural dos felinos, que são caçadores. As caixas não fazem mágica, só estimulam um hábito natural da espécie. Dentro dela, os bichanos se sentem protegidos e preparados para vigiar e, se for o caso, atacar.

“Por mais que os gatos tenham sido domesticados, esse processo é muito mais recente e ocorreu de forma diferente dos cães”, explica Carolina Rocha, médica veterinária e especialista em comportamento animal. Ou seja, as atitudes típicas de caça ainda são muito frequentes nos bichanos.

  • Alguns comportamentos naturais devem inclusive ser estimulados nos gatos domésticos. “Caixas de papelão, lugares altos e esconderijos são ótimos materiais para enriquecimento ambiental dos gatos, já que possibilitam o aparecimento dos comportamentos naturais da espécie e estimulam o animal física e cognitivamente”, diz Rocha. Além disso, os espaços podem até ser desconfortáveis e apertados para nós, mas não quer dizer que seja assim para o gato também. Ficar em uma caixa de papelão apertada pode ser até prazeroso para o animal.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade