GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que “pinel” virou sinônimo de “louco”?

Por causa do Instituto Philippe Pinel, um hospital psiquiátrico fundado no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1937. O nome atual, tão famoso, só veio em 1965: no começo, o local se chamava “Instituto de Neurossífilis”, e era uma das várias unidades do Hospício Pedro 2º, fundado ainda no Brasil Império.

O tal Pinel é um médico francês do século 17 que foi pioneiro da psiquiatria – é comum homenageá-lo em hospitais.

Veja também

O bairro de Pirituba, em São Paulo, tem seu próprio Pinel desde 1929 – ainda mais antigo que o do Rio. O Pinel paulistano era originalmente uma fazenda de terreno amplo e localização isolada, voltada a pessoas de classe alta que tinham familiares com deficiência. Hoje, é um hospital psiquiátrico público em meio a um bairro movimentado – ao longo do século 20, a cidade cresceu até alcançá-lo.

Se o Pinel se chamasse “Silva”, é claro, a palavra não teria pego tão fácil: o sobrenome curto, exótico e sonoro ajudou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s