Clique e assine a partir de 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br
Conteúdo para assinantes

Qual o país com mais bicicletas no mundo?

Por Da Redação - Atualizado em 14 Maio 2020, 13h08 - Publicado em 23 out 2018, 17h27

A Alemanha. São 72 milhões de magrela, o que corresponde a 87% da população do país (82 milhões de pessoas). Em seguida, vêm Japão (78%), Tailândia (74%) e Polônia (70%). É difícil concorrer com uma tradição antiga: a bicicleta nasceu na Alemanha em 1817 como um cavalo de pau sobre rodas. Sem corrente. Nem pedal. E com outro nome: Laufmaschine (“máquina de correr”).

Ela é o meio de locomoção mais eficaz do planeta: 99% de aproveitamento da energia de cada pedalada, contra 20% de um carro a cada acelerada. A bicicleta permite que você percorra 3 vezes a distância que faria andando em um plano sem gastar um pingo a mais de energia por isso. Nas subidas a eficiência é menor: 85%, já que a marcha mais leve é a que mais desperdiça (veja mais curiosidades aqui).

Já as cidades consideradas mais amigáveis para ciclistas são Copenhague (Dinamarca), Utrecht e Amsterdã (Holanda) e Estrasburgo (França). O Rio de Janeiro é o município brasileiro mais bem avaliado, chegou a ficar em 16º em 2013, mas hoje está fora das 20 primeiras. Cada dia um 7 a 1 diferente…

Fontes: Pew Research, Conpenhagenize Design Company.

Publicidade