Clique e Assine por apenas 6,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Quantas bactérias um ser humano mata por dia?

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 11 jul 2019, 18h59 - Publicado em 1 jul 2019, 12h08

É impossível saber. Mas dá para fazer uma conta de guardanapo. Lavar as mãos com água e sabão mata 58% das bactérias nas mãos. Em cada centímetro quadrado de pele – de acordo com uma estimativa entre várias possíveis –, há em média 2,32 milhões de bactérias. A mão da designer da SUPER Juliana Krauss tem 232 centímetros quadrados, de maneira que, lavando as mãos oito vezes ao dia, ela mata 19,6 milhões de bactérias.

Ao tomar banho, com seus 1,7 metro quadrado de superfície corporal, ela sacrifica 22,8 bilhões de bactérias (dado que esfregue tudo uniformemente com água e sabão, é claro). 22 bilhões de bactérias por dia sacrificadas só na pele é um bocado – e olha que nem falamos em escovar os dentes ou lavar a louça.

Leandro Lobo Araujo, professor de microbiologia da UFRJ, fez uma estimativa parecida para este Oráculo – pela qual somos gratos.

“Esse é mais um exercício de imaginação do que um numero que possa ser considerado como uma estimativa”, diz Araujo.

Continua após a publicidade

“Cada pessoa tem algo como 50 trilhões de bactérias no corpo. Só na pele são 10 milhões de bactérias por centímetro quadrado (esse numero pode variar de acordo com a região do corpo). A mão de um homem adulto tem em torno de 150 centímetros quadrados. Então estamos falando de um número de bactérias equivalente a 15 seguido de oito zeros por mão.

Imaginando que você mata todas essas bactérias quando lava as mãos e que todas as pessoas do mundo lavam as mãos uma vez por dia, você teria um numero de 7 bilhões multiplicado por 3×10 elevado a nona potência”. Nada menos que 21,000,000,000,000,000,000 (21 quintilhões) de bactérias mortas por dia, considerando só a lavagem das mãos.

Pergunta de Thomas Dietrich, Cascavel, PR

Publicidade