GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quem é a Elma da Elma Chips?

Começou com as irmãs paranaenses Elfriede Wagner e Maria Unger, de uma família de imigrantes alemães que aportou no sul do país na década de 1950 e se estabeleceu em Curitiba.

“Elma” é  a junção do “El” de Elfriede com o “Ma” de Maria. O primeiro salgadinho da dupla foi o Stiksy – os palitinhos crocantes cobertos com sal grosso, que vêm na embalagem verde. Eles foram vendidos primeiro de porta em porta, a partir de 1958, para ajudar nas contas da casa. Depois, na confeitaria Elma, fundada em 1962.

O Stiksy é uma versão industrializada e comprida de um bretzel salgado – aquele pão em forma de laço comum na Suíça e na Alemanha, parente do pretzel famoso no Brasil: frito, com canela.

A “Elma Produtos Alimentícios” foi comprada pela PepsiCo em 1974. A empresa americana adquiriu também uma fabricante de salgadinhos de São Paulo, a American Potato Chips. Então a Pepsi fundiu as duas numa nova companha, a Elma Chips. E aí vieram o Baconzitos, ainda em 1974, e o Cheetos, em 1976. Nos anos 1980, Fandangos e Ruffles, entre outras bombas de sódio ensacadas, engordariam a família.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s