Foram os autores da constituição dos EUA, que, em 1789, estabeleceram um Poder Executivo autônomo. Eles foram inspirados pela teoria dos três poderes do filósofo francês Montesquieu – que propôs a independência e o equilíbrio entre Executivo, Legislativo e Judiciário na obra O espírito das leis, publicada em 1748.
Vários modelos de mandato foram discutidos – um dos delegados, Alexander Hamilton, chegou a sugerir um vitalício, com sucessor hereditário. No fim das contas, optaram por escolher um presidente a cada quatro anos – sem limite de reeleições, à época.
George Washington foi o primeiro eleito sob a atual Constituição Americana, de 1789, mas, nos 13 anos entre a independência dos EUA, em 1776, até sua posse, outras oito pessoas comandaram o então protótipo de país, começando pelo congressista John Hanson.
No Brasil, o primeiro eleito foi o terceiro presidente, Prudente de Morais, em 1894 – os antecessores, marechais Deodoro e Floriano Peixoto, não foram escolhidos por voto.
Fontes: Artigo Sistemas de Governo no Brasil, na França e nos Estados Unidos da América, de Regina Maria Groba Bandeira (link).
Pergunta de @flaviommilleri, via Instagram