Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Sentir cócegas é psicológico?

  Quando alguém faz cócegas na gente, nós sentimos (óbvio). Mas, se tentarmos fazer em nós, não sentimos nada. A cócega é psicológica? Amanda Garcia, Birigui, SP Não (mas em todo caso mande uma foto sua fazendo cócega em si mesma). Segundo o neurologista Marco Túlio França, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, cócegas nascem […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h06 - Publicado em 17 nov 2015, 18h12
iStock
iStock

 

Quando alguém faz cócegas na gente, nós sentimos (óbvio). Mas, se tentarmos fazer em nós, não sentimos nada. A cócega é psicológica?
Amanda Garcia, Birigui, SP

Não (mas em todo caso mande uma foto sua fazendo cócega em si mesma). Segundo o neurologista Marco Túlio França, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, cócegas nascem de um estímulo físico, o toque da mão nas regiões sensíveis. Logo, a parte física é maior que a psicológica nas cócegas. Não sentimos nada quando tentamos fazer em nós porque o cérebro já está informado. Ficamos precavidos instintivamente.
Post anterior: Por que algumas pessoas têm diarreia quando ficam nervosas ou ansiosas?

Publicidade