GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Usar o celular enquanto carrega é perigoso?

Pergunta enviada por Fabiano Battaglia. Guarulhos, SP.

A gente gostou tanto da sua pergunta, caro Battaglia, que colocamos até um repórter com o mesmo sobrenome que você para respondê-la.

Em condições normais, o risco é mínimo. Os carregadores originais, que vêm na caixa do aparelho, possuem em seu interior uma barreira de isolamento elétrico que é testada pelas fabricantes e certificada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os padrões são rígidos e os testes custam caro, o que explica por que um carregador original dói no bolso.

Relâmpagos põem a Anatel à prova: uma descarga elétrica muito intensa é imprevisível, então evite usar o celular na tomada quando o céu fica preto. E mexer no aparelho com a pele úmida do banho é um sonoro “não” – especialmente se o carregador for falsificado, desses comprados de vendedores ambulantes no trem ou no ônibus. As certificações existem por um motivo.

Consultoria: Valter Avelino, professor do departamento de Engenharia Elétrica da FEI.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s