Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Competição de blogs: levante a voz contra o aumento do nível do mar e ganhe uma viagem

Por Marina Maciel Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 25 mar 2014, 11h00

maldivas-competicao-blogs-mudancas-climaticas

Acredite: seu vídeo-blog pode fazer a diferença pela proteção do meio ambiente. Por isso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) convida pessoas de todo mundo a usar criatividade e habilidade com vídeos na defesa das pequenas ilhas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED 2014), em 05/06.

Para competir, não precisa ser expert em edição. Basta ter câmera filmadora (vale a do celular!) e uma boa ideia de como divulgar o tema do desafio deste ano – Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e as Mudanças Climáticas. Depois, é só postar um ou mais vídeos de até dois minutos no YouTube até o dia 04/04.

O tema chama a atenção para o aumento da degradação ambiental e da marginalização econômica nesses países, onde ficam localizadas algumas das mais bonitas praias do mundo. Este ano, a maioria das ilhas combate a devastação das mudanças climáticas – já que algumas, como as Maldivas, estão afundando! – e se prepara para a Terceira Conferência Internacional sobre SIDS, realizada pela ONU.

Quem escolherá o melhor filme? O ator hollywoodiano e embaixador da Boa-Vontade do Pnuma Don Cheadle. Mas não é assim tão simples, veja: depois de pronto, o vídeo deve ser compartilhado em uma das páginas oficiais do Pnuma no Facebook (Unep e Pnuma Brasil) com a mensagem “Eu acabei de publicar meu vídeo para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2014 e estou concorrendo a uma viagem para uma ilha paradisíaca. Assista ao meu vídeo e inspire-se!” ou enviado para o endereço de e-mail worldenvironmentday@unep.org. Ou seja, seu vídeo tem que ser bem curtido e compartilhado para chegar até Cheadle. Saiba mais no site do Pnuma.

O tema exige muita criatividade, mas vale muito participar! Não só porque você ajudará a dar visibilidade a questões relacionadas ao meio ambiente e à situação das pequenas ilhas, mas porque o vencedor será convidado a viajar para uma ilha paradisíaca, onde participará de evento das Nações Unidas, este ano.

Foto: César García Pont/Creative Commons

Leia também:
Denuncie a situação das pequenas ilhas e ganhe uma viagem
Bündchen e Don Cheadle brigam pelo meio ambiente

Dia do Meio Ambiente: celebre a data com ações positivas
O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Continua após a publicidade
Publicidade