Clique e assine a partir de 8,90/mês

Hobbits inspiram arquiteto a criar cidade ecológica na Suécia

Por Jéssica Miwa - Atualizado em 21 dez 2016, 10h29 - Publicado em 5 dez 2013, 08h00

the-hobbit-house_super

“Num buraco no chão vivia um hobbit (…) A toca tinha uma porta perfeitamente redonda como uma portinhola, pintada de verde, com uma maçaneta de latão bem no centro”, descreve J.R.R. Tolkien, no romance O Hobbit, publicado em 1937.

Quem é fã da saga Senhor dos Anéis já conhece os personagens de pés peludos que vivem em perfeita harmonia com a natureza. Inspirado neles, o arquiteto britânico, Simon Dale, construirá uma vila em Muskoe, no arquipélago de Estocolmo.

O local parece perfeito porque, além da paisagem natural, já foi uma base naval, então oferece boa estrutura como armazém, restaurante, farmácia e transporte público.

Continua após a publicidade

A “comunidade dos hobbits modernos” reunirá 30 casas – a primeira deve ficar pronta em meados de 2014 –, mas o projeto contempla 350 casas ambientalmente sustentáveis. A principal característica das construções é a eficiência energética – o aquecimento virá da energia solar, por exemplo. Além disso, os materiais empregados na construção – como madeira, pedras, areia, argila e grama – serão extraídos da própria região.

A ideia de Simon tem a ver com sua formação e estilo de vida. Ele e sua família são praticantes da bioconstrução  e vivem na primeira ecovila de baixo impacto, em Lammas, Gales ocidental. Muito animado com o projeto, o arquiteto acredita que a cidade aproximará as pessoas da natureza, de forma que fiquem mais sensibilizadas com o tema ambiental. E poderá servir de inspiração para outras que não vivam na comunidade.

A grande diferença deste projeto – que ainda aguarda liberação burocrática – em relação a outros que também relacionam qualidade de vida e sustentabilidade ambiental é que, enquanto a maioria tenta maximizar a eficiência no consumo de recursos, Simon procura minimizar o consumo de recursos.

A seguir, estão mais fotos do interior das casas, mas conheça mais sobre o projeto no site do arquiteto.

Continua após a publicidade

 the-hobbit-house_02_super

the-hobbit-house_03_super

the-hobbit-house_04_super 

Leia também:
Bioconstrução com sabor de autoestima
Cohousings: vilas comunitárias chegam ao Brasil
Adobe para todos

Fotos: Divulgação

Publicidade