GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

2019 se aproxima. E para acompanhar o champanhe na hora da virada, nada melhor do que um pouquinho de superstição servida no jantar.

Ao redor do mundo, o réveillon é marcado não apenas pela tradicional contagem regressiva, mas também por comidas que celebram o início de um novo ciclo – e dão uma mãozinha para que o ano que se inicia seja marcado por alegria e riqueza.

Veja também

Por isso, para inspirar a sua noite, listamos pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora:

1. Toshikoshi Soba

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

 (Geraldford/Flickr)

País: Japão

Toshikoshi Soba, ou “macarrão da passagem de ano”, é um prato obrigatório no Õmisoka, véspera do Ano Novo no Japão. Comer o macarrão de trigo sarraceno antes da meia-noite do dia 31 de dezembro é receita para trazer longevidade e prosperidade para os próximos 12 meses.

2. Vasilopita

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

 (Alexander Baxevanis/Flickr)

País: Grécia

Todo mundo quer ser mais ~ryco~ no próximo ano, e na Grécia a tradição da virada dá uma mãozinha fornecendo o primeiro trocado rumo à fortuna.

Ao prepararem o vasilopita, padeiros escondem uma moeda dentro do bolo redondo amanteigado. O anfitrião é responsável por cortar e distribuir fatias aos convidados de acordo com a idade: primeiro os velhos, depois os mais jovens.

A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha.

3. Jiǎozi e tangyuan

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora Jiǎozi

Jiǎozi (Wikipedia/Wikimedia Commons)

País: China

Enquanto nos países ocidentais é adotado o calendário gregoriano, na China é seguido o calendário lunissolar – baseado nos movimentos da lua e do sol – e é ele que determina a data do Ano Novo.

O próximo ano chinês começa no dia 5 de fevereiro de 2019 e no Chúxī, véspera do novo ciclo, faz parte da tradição comer o jiǎozi, bolinho recheado com carne moída ou vegetais e envolto por uma fina massa de pão.

No 15º e último dia de festividades, marcado pelo tradicional Festival das Lanternas, é costume comer o tangyuan, bolinho de farinha de arroz recheado e imerso em calda doce ou salgada.

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora Tangyuan

Tangyuan (Joy/Flickr)

4. Arroz com lentilhas

 (Petit Comité Buffet/Divulgação)

País: Brasil

Tem gente que prefere guardá-las no bolso para garantir boa fortuna no ano que se inicia, outros preferem colocá-las no prato para não correr o risco de perder nenhum trocado.

A lentilha, leguminosa achatada e redonda que parece uma moedinha, é alimento tradicional na virada do ano no Brasil e em diversos outros países.

5. Tourtière

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

 (Al Mendelsohn/Flickr)

País: Canadá

A tradicional torta de carne canadense é sempre popular no país, mas é um prato obrigatório nas festividades de final de ano, principalmente na região do Quebec. O recheio pode variar, mas geralmente consiste em carne de porco, vitela ou peixe.

6. Cotechino (ou zampone) e lentilhas

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

 (J.P.Lon/Wikimedia Commons)

País: Itália

A véspera de Ano Novo italiana (também conhecida como Notte di San Silvestro) inclui uma ceia com cotechino (ou zampone), linguiça fresca feita a partir do lombo de porco e torresmo.

Além disso, à meia-noite, cada badalar do sino é acompanhado por uma colher de ensopado de lentilhas para atrair riqueza e boa sorte.

7. Ttok-kuk e bindaettok

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora Ttok-kuk

Ttok-kuk (Chloe Lim/Wikimedia Commons)

País: Coreia do Sul

Segundo o livro Asian American History, de Valerie Petrillo, a primeira refeição do Ano Novo Lunar sul-coreano é a ttok-kuk, uma sopa de bolinhos de arroz.

Além da sopa, a panqueca bindaettok, feita de feijão verde, acompanhada de arroz, bolinhos e um macarrão especial feito com carne e vegetais, é também servida nesta data.

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora Bindaettok

Bindaettok (Alpha/Wikimedia Commons)

8. Kransekake

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

 (Jeremy Noble/Wikimedia Commons)

Países: Noruega e Dinamarca

A palavra kranse, que pode ser traduzida como “grinalda” ou “coroa”, descreve bem este tradicional bolo festivo feito de amêndoas, açúcar e claras de ovo. Ele é constituído por uma série de arcos concêntricos que, empilhados, formam uma pirâmide doce.

9. Doze uvas

9 pratos típicos da véspera de Ano Novo mundo afora

 (Tribp/Flickr)

País: Espanha

Não vale só uma, nem duas: os espanhóis comem 12 uvas no momento da virada. Reza a lenda que a tradição teve início em 1909, quando produtores da cidade de Alicante teriam dado a ideia de comer uma dúzia de uvas no Ano Novo para aumentar as vendas do grande excedente de produção daquele ano.

A jogada de marketing acabou virando um costume local e as doze frutas passaram a simbolizar os doze meses do ano que se inicia – e a esperança é que eles sejam todos igualmente doces.

Fontes: Culinate, The Daily Meal, Epicurious

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s