Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Áudio ruim tira a credibilidade de cientistas, diz estudo

Experiência comparou gravações de pesquisadores importantes - e constatou que, quando o som estava ruim, as pessoas não acreditavam neles

Por Ingrid Luisa
12 abr 2018, 15h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na era das fake news, saber o que é verdade ou não se tornou um exercício diário. Verificar fontes, dados, opiniões do autor, tudo é válido – e recomendado – quando se tem informações falsas compartilhadas milhares de vezes todos os dias. Mas, quando isso entra no campo da divulgação científica, um fator a mais deve ser considerado: até mais que o conteúdo, a forma como a informação é transmitida influencia muito a visão das pessoas, e um novo estudo da Universidade Nacional Australiana (ANU) provou isso.

    Publicidade

    Foram realizados dois testes: no primeiro, dois grupos de pessoas assistiram os mesmos videoclipes de cientistas discursando em conferências, mas com uma diferença – um ouviu as gravações em alta qualidade e o outro em baixa. Logo após o experimento, os participantes precisavam avaliar os pesquisadores e seus trabalhos, e o resultado foi surpreendente: “Quando a qualidade do som era ruim, os participantes achavam que o pesquisador não era tão inteligente, não gostavam tanto deles e consideravam a pesquisa menos importante”, disse a psicóloga Enyn Newman, líder da pesquisa. 

    Publicidade

    No segundo teste, os dois grupos tinham acesso ao currículo dos pesquisadores, incluindo prêmios, qualificações e instituições em que atuavam, antes de ouvir suas falas. Os discursos agora eram para o programa Friday Science, uma das maiores referências australianas em ciência. Mas, surpreendentemente, o resultado não mudou: “Não fez diferença. Assim que reduzimos a qualidade do áudio, os cientistas e suas pesquisas perderam a credibilidade”, afirmou Newman.

    Segundo a pesquisadora, em um momento em que a ciência está lutando para ser mais ouvida que notícias falsas e versões alternativas dos fatos, como se passa essas mensagens é cada vez mais essencial: “O que importa não é só quem você é e o que está dizendo, é como o seu trabalho é apresentado.”

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.