Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caia na lama

Paulo Campo Grande, editor da revista QuatroRodas, avalia três modelos off-road disponíveisno mercado para você chafurdar à vontade.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 out 2003, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A busca de alternativas para fugir do estresse e da rotina das grandes metrópoles está fazendo com que os brasileiros se interessem cada vez mais por veículos fora-de-estrada (off-road), que passam do asfalto para qualquer tipo de terreno sem perder a estabilidade e o charme. Se dinheiro não é problema, opções é que não faltam para os compradores. Atualmente, há pelo menos 40 modelos fora-de-estrada disponíveis nas lojas. Diante de tanta variedade, pedimos que o jornalista Paulo Campo Grande, editor especial da revista Quatro Rodas, avaliasse três modelos na faixa intermediária de preço: o Mitsubishi Pajero TR4, o Land Rover Defender 90 e o Troller T4.

    Publicidade

    Na opinião de Campo Grande, o Pajero TR4 sai na frente. O motor 2.0 de 16 válvulas, importado do Japão, gera 131 cavalos. O ângulo de ataque é de 38 graus e o de saída, 41 graus. O chassi está integrado ao monobloco, tal como no consagrado Mitsubishi Pajero Full. Essa estrutura garante mais firmeza à carroceria, sem pesar muito. “Para o motorista, essa consistência se traduz em equilíbrio direcional e conforto”, diz Campo Grande.

    Publicidade

    Outro modelo que passou pelo crivo do jornalista foi o Troller T4, uma boa opção para quem busca um jipe para usar na terra. O modelo tem bons ângulos de ataque (56 graus) e de saída (47 graus), e o motor MWM 2.8 diesel, de 115 cavalos, dá conta do recado. As opções de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida são selecionadas eletronicamente, por meio de um botão no painel. “Já no asfalto é preciso uma certa dose de boa vontade, porque o Troller parece um caminhãozinho”, diz Campo Grande. “Embora tenha diversos itens de conforto, como ar-condicionado, é um carro difícil de manobrar.”

    O terceiro modelo avaliado, o Land Rover Defender 90, também é pau para toda obra. Seu motor é um Maxion 2.5, de 115 cavalos. O ângulo de ataque é de 51 graus e o de saída, 34 graus. Tem bom desempenho tanto na pista quanto na lama, graças à suspensão bem acertada. O conforto também é garantido em todas as situações. “O Defender é estável e transmite confiança ao motorista”, afirma o editor.

    Publicidade

    A conclusão de Campo Grande é que os três veículos atendem às necessidades de quem busca um bom modelo off-road. Mas o jornalista tem o seu favorito: “Pelo estilo, acabamento, tecnologia e comportamento no asfalto e na terra, o meu escolhido é o Mitsubishi Pajero TR4”.

     

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    MITSUBISHI PAJERO TR4

    MOTOR: 2.0 16V

    Publicidade

    CILINDRADA: 1999 cm3

    POTÊNCIA: 131 cv (a 5500 rpm)

    Publicidade

    TORQUE: 18,0 mkgf (a 4500 rpm)

    Continua após a publicidade

    CÂMBIO: manual de alto desempenho, com cinco marchas sincronizadas à frente e uma a ré

    Continua após a publicidade

    EQUIPAMENTOS DE SÉRIE PRINCIPAIS: ar-condicionado, ar quente, direção hidráulica, console central, banco com regulagem de altura, trio elétrico (travas, vidros e retrovisores), coluna de direção regulável, vidros verdes

    PREÇO: R$ 64805

    OPINIÃO DO JORNALISTA: “A suspensão suporta bem o trabalho off-road, sem ser dura demais no asfalto.”

    TROLLER T4

    Continua após a publicidade

    MOTOR: MWM 2.8 L Turbo Intercooler

    CILINDRADA: 2800 cm3

    POTÊNCIA: 114 cv (a 3200 rpm)

    TORQUE: 33,4 mkgf (a 1800 rpm)

    CÂMBIO: manual de alto desempenho, com cinco marchas sincronizadas à frente e uma a ré

    EQUIPAMENTOS DE SÉRIE PRINCIPAIS: console central, vidros verdes, direção hidráulica, imobilizador eletrônico, hodômetro digital, porta traseira, cinto de segurança com três pontos

    PREÇO: R$ 57170 (c/ capota de lona)

    OPINIÃO DO JORNALISTA: “A suspensão é dura e é difícil de manobrar o carro. Mas, para quem quer um jipe para usar na terra, é uma beleza.”

    LAND ROVER DEFENDER 90

    MOTOR: Internacional HS 2.5 turbo diesel intercooler

    Continua após a publicidade

    CILINDRADA: 2495 cm3

    POTÊNCIA: 115 cv (a 3800 rpm)

    TORQUE: 29,57 mkgf (a 1600 rpm)

    CÂMBIO: mecânico, com cinco velocidades para frente e ré, todas com dentes helicoidais e sincronizadas

    EQUIPAMENTOS DE SÉRIE PRINCIPAIS: ar-condicionado e bancos de tecido

    PREÇO: R$ 87447

    OPINIÃO DO JORNALISTA: “O acabamento é espartano. Está mais para uma concepção de jipe do que de sedã. Mas é estável e transmite confiança ao motorista.”

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.