Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Cientistas vão estudar regras para contato com aliens

Se eles existirem, e nos enviarem um sinal, como o mundo deveria reagir? Pesquisadores europeus formaram um grupo para refletir sobre isso

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 mar 2023, 13h40

A eventual descoberta de vida alienígena, por meio de sinais recebidos de algum ponto do Cosmos, teria conse-
quências profundas. Mas como informá-la à população sem causar pânico ou alimentar conspirações?

Cientistas da Universidade de St. Andrews, na Escócia, dizem que devemos pensar nisso – para que, se um dia acontecer, o mundo esteja preparado. Eles criaram o SETI Post Detection Hub, um grupo internacional inspirado no projeto SETI [Search for Extraterrestrial Intelligence], para definir normas em caso de contato.

A Super conversou com John Elliott, seu diretor, para entender.

Em 2010, o SETI estabeleceu um protocolo afirmando que uma “detecção confirmada” de vida extraterrestre deve ser integralmente divulgada ao público. Na sua visão, esse é sempre o melhor caminho?

Sim. A comunidade do SETI sempre acreditou que a transparência é a melhor política.

Continua após a publicidade

Dados não-decifrados devem ser liberados? E se os cientistas conseguirem decodificar os dados, e eles contiverem algum tipo de ameaça à humanidade?

A decifração é um desafio multifacetado, que terá de ser enfrentado por especialistas. Principalmente aqueles que se prepararam para isso, e desenvolveram as ferramentas e a mentalidade necessárias. Então, nós vamos divulgar regularmente nossas descobertas (o que sabemos e o que não sabemos, em cada momento), mas eu acho que a decifração tem de ser feita assim, para evitar interpretações errôneas.

Sempre há conspirações e fake news sobre eventos importantes. Certamente aconteceria com a descoberta de vida extraterrestre. Existe algum jeito de evitar ou reduzir isso?

Um método de atenuar isso é organizar uma rede de canais confiáveis para a transmissão de informações, para que os anúncios sejam feitos por esses portais de mídia.

Continua após a publicidade

E se os países não concordarem em como lidar com a descoberta? Em tese, a ONU poderia decidir – mas, no passado, diversos países ignoraram suas resoluções. O que poderia ser feito para garantir o cumprimento delas?

A ciência e a análise, como no SETI Post Detection Hub, serão uma colaboração internacional, independente de qualquer governo. Então o nosso trabalho precisa ser separado de quaisquer questões políticas, como a de decidir se a humanidade irá responder [a um sinal alienígena]. Garantir o cumprimento [de acordos] é problemático, e frequentemente impossível. Talvez a humanidade vá finalmente se unir, como uma só voz, quando houver um contato.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.