PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como o resfriamento instantâneo de corpos pode salvar vidas

A hipotermia induzida, que resfria o corpo a uma temperatura de 10 graus, é um procedimento útil para salvar feridos graves.

Por SUPER
Atualizado em 26 dez 2019, 19h26 - Publicado em 26 dez 2019, 15h58

Quem leva um tIro ou uma facada precisa, obviamente, receber tratamento médico o mais rápido possível. Cada segundo conta, já que a perda de sangue mata rápido. O cérebro e o coração não podem ficar muito tempo sem oxigênio. Se o fluxo sanguíneo não fornece esse oxigênio a contento – uma situação de isquemia –, as células desses órgãos param de trabalhar, e morrem.

Qualquer procedimento que garanta mais alguns minutos sem uma isquemia, então, é valioso. E existe um bem eficiente: desacelerar radicalmente o metabolismo do paciente ferido. Dá para fazer isso refrigerando o corpo.

Não numa geladeira, mas injetando uma solução salina gelada direto na aorta, rapidamente e em grande volume, até a temperatura corporal chegar a 10°C. Isso reduz severamente o metabolismo, e aumenta em até dez vezes o prazo de sobrevida – durante a qual os médicos buscam fechar o ferimento. Alguém que não resistiria 10 minutos pode ganhar duas horas.

Isso já foi testado com sucesso em animais, mas só agora em humanos. Médicos da Universidade de Maryland (EUA) anunciaram a realização do procedimento em ao menos um paciente. A ideia agora é fazer mais testes para verificar a segurança do método, sempre em pacientes que teriam chance quase zero de sobreviver de outra forma.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.