Conhecendo a vizinhança

Nos últimos dez anos, cerca de 100 novos planetas foram encontrados na órbita de estrelas a 50 ou mais anos-luz do Sol

Atualizado em 16 Maio 2018, 13h18 - Publicado em 31 ago 2004, 22h00
  • Leandro Steiw

Por incrível que pareça, até recentemente os únicos planetas conhecidos pelo homem eram os nove do sistema solar. Somente com o aperfeiçoamento dos métodos de detecção foi possível chegar à descoberta dos primeiros planetas extra-solares. Os astrônomos suíços Michel Mayor e Didier Queloz, do Observatório de Genebra, foram os pioneiros. Em 6 de outubro de 1995, eles anunciaram ter encontrado um planeta na órbita da estrela 51 de Pégaso – uma extensa constelação boreal que pode ser observada no quadrante norte do céu, nas proximidades de Peixes e Aquário. O 51 de Pégaso B (a letra “B” é para diferenciar o planeta da estrela) tem cerca de metade da massa de Júpiter – o maior planeta do sistema solar – e está mais próximo de sua estrela do que Mercúrio se encontra em relação ao Sol, o que significa que a temperatura em sua superfície deve superar facilmente a casa de 1 000 graus Celsius.

Os astrônomos Mayor e Queloz usaram a técnica da variação espectral (leia na página ao lado). Desde que identificaram o 51 de Pégaso B, mais de 100 novos planetas foram encontrados na órbita de estrelas a 50 ou mais anos-luz do Sol. Além de comprovar a teoria de que nosso sistema solar não é único, a observação da dupla de cientistas elevou em alguns graus a acalorada discussão sobre a existência ou não de vida em outros pontos do Universo. Os conhecimentos a respeito dessa centena de vizinhos galácticos ainda são limitados, portanto, insuficientes para corroborar os argumentos de partidários ou contrários à tese de que não estamos sozinhos. A maioria dos planetas extra-solares conhecidos são gigantescas bolas de gases, com massas equivalentes ou superiores à de Júpiter. Estão próximos demais da estrela central, reduzindo as probabilidades de terem água líquida e, conseqüentemente, vida. Porém, os métodos de detecção atuais são mais sensíveis a planetas maiores e poderiam passar batidos pelos menores.

Nos últimos dez anos, os cientistas continuaram garimpando – sem sucesso – corpos celestes semelhantes à Terra em busca de respostas a duas questões básicas: nosso sistema solar é um caso especial ou é igual à maioria? E, se existirem outros sistemas parecidos com o nosso, com planetas rochosos relativamente perto da estrela, haverá condições para a vida? “O estudo desses planetas nos permitirá reconstruir a história da vida na Terra e, quem sabe, descobrir vida em outros”, diz o físico brasileiro Marcelo Gleiser, professor catedrático do Dartmouth College, nos Estados Unidos.

O impacto da descoberta