Engenharia Genética: Esperma absorve gene alheio

Biólogos italianos conseguem introduzir genes de uma bactéria em espermatozóide de ratos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 30 set 1989, 22h00

Uma nova polêmica vem agitando a área já carregada de controvérsias da Engenharia Genética. O motivo é a notícia de que biólogos italianos conseguiram introduzir genes de uma bactéria em espermatozóides de ratos. O método consagrado, também caro, demorado e incerto, para obter-se animais com genes alheios é o de injetar DNA, a molécula da hereditariedade, em embriões. Os italianos, que por sinal pesquisavam algo inteiramente diferente, apenas misturaram ao esperma das cobaias uma solução com o gene que induz a produção de certa enzima em bactérias. Depois, os espermatozóides foram inseminados em ratas – e 30 por cento das crias nasceram com a enzima estranha.
“é difícil acreditar na experiência, tamanha a simplicidade”, espanta-se o geneticista José Mariano Amabis, da Universidade de São Paulo. Ele nota ainda que tentativas anteriores de implantar genes em espermatozóides jamais deram certo. Por via das dúvidas, pesquisadores em muitos países puseram-se a repetir a involuntária proeza italiana. O recente fiasco da fusão a frio parece ter imunizado cientistas de todas as especialidades contra comemorações apressadas.