Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Esquilos na Califórnia estão trocando nozes por ratos em sua dieta

Espécie parece ter uma dieta mais flexível do que os biólogos imaginavam. Entenda.

Por Eduardo Lima
18 dez 2024, 18h00

Esquilos são animais fofinhos e herbívoros que adoram comer nozes, sementes e grãos. É difícil imaginá-los curtindo um churrasco. Tão difícil que foi um choque a descoberta de que alguns indivíduos da espécie na Califórnia tem comportamento carnívoro.

Os esquilos são animais familiares aos seres humanos e gostam de aparecer nas nossas janelas para pedir comida ou desfilar sua cauda peluda. Comer carne, porém, nunca tinha sido observado ou registrado cientificamente. É a primeira evidência de hábitos onívoros na dieta dos pequenos mamíferos, que aparentemente se alimentam tanto de vegetais quanto de outros animais menores, como ratos.

Os esquilos-terrestres da Califórnia caçam, matam e se alimentam de ratazanas. Esse comportamento difundido entre a população foi descrito em um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin em Eau Claire da Universidade da Califórnia em Davis e publicado no periódico Journal of Ethology.

Antes de pegar os esquilos no flagra, eles eram considerados uma espécie granívora (alimentação baseada em sementes e grãos). Agora, sabe-se que eles são onívoros oportunistas, que comem o que houver por perto quando estiverem com fome, com uma dieta bem mais flexível e complexa do que se imaginava.

Churrasco de verão

Os vídeos e fotos dos esquilos comendo a carne dos ratos foram tirados em 2024. Há 12 anos, um projeto de estudo da ecologia comportamental dos esquilos acontece no parque regional Briones, no centro-oeste da Califórnia. Só agora os hábitos predatórios foram avistados.

Continua após a publicidade

Esquilos e ratazanas tiveram 74 interações documentadas entre junho e julho deste ano, no verão do hemisfério norte. 42% delas envolveram a caça ativa dos roedores pelos esquilos-terrestres.

Sonja Wild, pesquisadora da Universidade da Califórnia em Davis e uma das responsáveis pelo projeto de estudo de longo prazo dos esquilos, já tinha observado centenas de esquilos na natureza até que seus estudantes contaram que tinham visto um deles comendo um rato. Ela só acreditou depois de ver um vídeo. “Desde então”, ela disse em declaração à universidade, “nós vimos o comportamento quase todo dia.”

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Esquilos de todas as idades e gêneros foram avistados caçando e competindo pelos ratos. Os hábitos carnívoros explodiram durante as duas primeiras semanas de julho, o que coincide com um aumento na presença de ratazanas no parque na mesma época. Os cientistas não viram os esquilos caçando nenhum outro mamífero além dos roedores.

A habilidade dos esquilos californianos de ter uma dieta flexível de acordo com a disponibilidade de comida pode ser um meio de sobreviver em ambientes que passam por muitas mudanças por causa da presença humana.

Ainda não dá para saber se esse comportamento é difundido entre todos os esquilos nos habitats mais diversos. Novas pesquisas e observações são necessárias para entender até onde vai o oportunismo alimentar desse animal.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.