Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Esta imagem cabe numa célula humana

Impressão a laser permite resolução absurda – e a cores.

Por Fábio Marton
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 17 dez 2015, 18h19

Parece a Mona Lisa num terminal monocromático dos anos 80 (alguém lembra?). Mas é um triunfo da nanotecnologia. A imagem acima, desenhada a laser numa placa finíssima de alumínio, tem 50 micrômetros de altura. Um micrômetro (μm) é equivalente a um milésimo de milímetro – a imagem tem por volta do tamanho de algumas das células maiorzinhas do corpo humano, como as do fígado, pele ou de gordura – as menores, como os glóbulos vermelhos, teriam o tamanho da cabeça da Mona Lisa.  

Ela foi esculpida com um laser de 1500 graus por pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca. E o mais interessante é que é possível criar imagens assim a cores, mudando a intensidade do laser para criar diferentes tonalidades no material trabalhado.

Na sua forma atual, é possível criar imagens com resolução de 127 000 pontos por polegada (PPI, ou DPI em inglês). Uma resolução considerada de alta qualidade, como a das revistas e monitores, é de cerca de 300 PPI. Isso raramente é atingido por equipamentos comuns, como TVs e monitores. Uma foto de satélite impressa assim permitia visualizar o que você está vendo na tela de celular (ainda que não existam câmeras capazes de tirá-la hoje).

Entre os possíveis usos para a nova tecnologia, está a a aplicação de códigos de barras ou outras informações em escala nanométrica (como as vistas nas células de animais artificiais em Blade Runner – quem lembra?). Também sistemas de segurança sem falhas, como em cédulas de dinheiro. Ou a impressão das imagens mais incríveis que o mundo já viu.

Leia também:
Nanotecnologia: a revolucnao invisível
A nanotecnologia está na rua

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.