Júpiter colaborou para o surgimento da vida na Terra – enviando cometas para cá
Novo estudo mostra que o planeta ajudou bastante a Terra a ser o que é hoje. E mais: pode ser que ele esteja fazendo nascer vida em outros planetas também.
Até pouco tempo, cientistas acreditavam que Júpiter servia como espécie de escudo para o nosso planeta: por ser muito grande e ter grande força gravitacional, ele atraíria cometas e asteroides, evitando que eles colidissem na Terra. Mas não é bem assim que funciona. O pesquisador Kevin Grazier, da NASA, realizou um estudo que mostra que Júpiter, na verdade, têm atirado cometas no nosso caminho há um bom tempo – e isso ajudou a vida terráquea a se formar, já que eles provavelmente vieram carregados de água, oxigênio e outras substâncias.
Grazier montou uma simulação. Ele colocou 30 mil partículas hipotéticas em órbita ao redor de Júpiter, e rastreou o caminho de todas por 100 milhões de anos (lembre-se, é uma simulação). Os resultados mostraram que, com o tempo, boa parte das partículas acabou na órbita terrestre.
E não é só isso: graças ao seu forte campo gravitacional, o planeta acaba diminuindo a velocidade de cometas que poderiam causar um verdadeiro estrago na Terra – apesar de não desviá-los. “Esse modelo mostra que muito material entra no nosso sistema solar – material que pode formar atmosferas e hidrosferas”, diz Grazier. Se Júpiter está mandando cometas cheios de água e oxigênio por aí, sabe-se lá onde mais eles ajudaram a criar novas formas de vida.
Leia mais: E se… a gravidade da Terra fosse igual à de Júpiter?