Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

LEP: Acelerador lunático

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 jan 1993, 22h00

Há dois anos, os pesquisadores do LEP, o acelerador de partículas de 27quilômetros de circunferência cravado no subsolo da fronteira entre França e Suíça, quebram a cabeça para desvendar um misterioso fenômeno. Capaz de medir a energia de minúsculas partículas resultantes da colisão entre elétrons e pósitrons com uma precisão de 20 milionésimos de unidade, o maior instrumento científico do mundo apresenta inexplicáveis variações de medidas de acordo com a época do mês em que cada experiência é realizada. “Verificamos cada parâmetro técnico que pudesse levar a tais flutuações de energia, mas nunca achamos qualquer defeito”, explicou o físico Albert Hoffman que trabalha no LEP.

“Só depois de termos esgotado todas as possibilidades é que começamos a desconfiar da Lua.” De fato, além de ser responsável pelo movimento das marés, o satélite provoca ínfimas deformações da crosta terrestre que resultam, por sua vez, em igualmente ínfimas deformações do anel de 26.659 ímãs que compõem o acelerador. Um milímetro de diferença na órbita dos feixes de partículas pode levar a um erro da ordem de 10 MeV (10 milhões de elétrons volts), ou, mais claramente, pode pôr a perder semanas de trabalho de mais de uma centena de cientistas. “A influência da Lua no LEP é uma grande demonstração da exatidão do nosso instrumento”, completa Hoffman.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.