Clique e assine a partir de 8,90/mês

O seu apetite pode estar sendo controlado por bactérias

Isso quer dizer que você pode ficar "cheio" mesmo com a barriga vazia. Basta que suas bactérias já estejam satisfeitas.

Por Ana Luísa Fernandes - Atualizado em 4 nov 2016, 19h03 - Publicado em 26 nov 2015, 15h15

Um novo estudo realizado na França aponta que as bactérias intestinais Escherichia coli (E.coli) produzem proteínas que suprimem o apetite 20 minutos após as refeições. Elas liberam as proteínas da saciedade depois de terem nutrientes o suficiente para si próprias. Ou seja: pode ser que a quantidade de alimento que você ingere esteja sendo controlada pelas necessidades de um ser microscópico.

A pesquisa analisou as proteínas produzidas pela E.coli no intestino de ratos. Vinte minutos após as refeições, elas começaram a liberar proteínas diferentes das que estavam produzindo antes. A contagem de minutos foi importante para as conclusões: 20 minutos é o tempo que leva para que uma pessoa se sinta satisfeita após comer. Em um teste, as proteínas, de nome ClpB, foram isoladas e injetadas nos ratos. A intenção era ver como elas afetariam o apetite dos animais. O resultado: todos acabaram comendo menos.

A explicação para o fenômeno é que a ClpB estimula a liberação do hormônio Peptídeo YY, que está ligado ao sentimento de saciedade. Isso quer dizer que, quando você não aguenta nem olhar para mais um pedaço de bolo, não é porque o seu estômago ou intestino estão operando em capacidade máxima. É que suas bactérias já estão satisfeitas.

“O nosso estudo mostra que as proteínas provenientes da E. coli podem estar envolvidas nas mesmas vias moleculares que são utilizadas pelo organismo para emitir o sinal de saciedade. Agora, nós precisamos saber como o microbioma intestinal alterado pode afetar essa fisiologia”. Uma das possíveis aplicações da novidade é o tratamento em pessoas obesas. E, além disso, entendendo melhor essa relação do corpo humano com as bactérias nele presente, a ciência poderá desvendar comportamentos como a compulsão alimentar e outros distúrbios.