Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Orgasmo feminino pode ter evoluído para estimular a ovulação

Alguns mamíferos são capazes de ovular durante o sexo. E cientistas usaram antidepressivos para descobrir o que os orgasmos tem a ver com isso

Por Maria Clara Rossini
2 out 2019, 18h06

O prazer feminino permaneceu no escuro durante muito tempo. Até hoje, a ciência ainda não entende completamente a função do orgasmo nas mulheres, mas pesquisas recentes têm ajudado a compreender o papel evolutivo do prazer. Um novo estudo, feito pela Universidade de Viena, indica que o orgasmo em mamíferos pode desencadear a ovulação durante o sexo.

É bem mais fácil entender como esse mecanismo funciona em homens. Neles, o clímax tem relação direta com a liberação de espermatozoides para a fecundação. Nas mulheres, o orgasmo parece não ter ligação com a reprodução da espécie— mas só parece.

Algumas pesquisas sugerem que a contração do útero durante o orgasmo ajuda a transportar o esperma, aumentando as chances de gravidez. Além disso, outras teorias dizem que o prazer estimula a mulher a ter relações sexuais e se conectar com o parceiro, e por isso teria se perpetuado por tanto tempo. Mas como ele surgiu? A nova pesquisa indica que ele pode ser resquício de um reflexo reprodutivo ainda presente em outros mamíferos.

A equipe de pesquisadores austríacos já havia analisado 41 espécies de mamíferos em estudos anteriores. Desses animais, 15 possuem ovulação por reflexo, ou seja, liberam óvulos durante o sexo.

Continua após a publicidade

Um desses mamíferos é o coelho. No novo experimento, os cientistas forneceram aos animais o antidepressivo fluoxetina (Prozac). Ele reduz consideravelmente as chances de chegar ao orgasmo – inclusive em humanos. 

Os coelhos receberam a droga durante duas semanas. Durante esse período, a taxa de ovulação das fêmeas caiu 30%. De acordo com Mihaela Pavlicev, autora do estudo, é possível que tanto o orgasmo quanto a ovulação durante o sexo estivessem ligados ao mesmo mecanismo cerebral em nossos ancestrais.

Os cientistas não sabem se os coelhos ou outros animais sentem a mesma coisa que humanos no momento da ejaculação ou ovulação. Atualmente, não há evidências que indiquem que o orgasmo interfere na ovulação de mulheres. Então se você é mulher e tem orgasmos até hoje, agradeça às suas ancestrais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.