Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Projeto Genoma: Francês lidera corrida aos genes

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 jan 1993, 22h00

Uma decisão surpreendente altera o formidável esforço internacional para localizar todos os 100 000 genes existentes nos cromossomos humanos, chamado Projeto Genoma. Daqui para a frente, os americanos vão adotar o estilo francês de trabalhar, inclusive com a ajuda direta do geneticista Daniel Cohen, diretor do Généthon, instituto de pesquisa próximo de Paris. No ano passado, Cohen revolucionou a caça aos genes com uma técnica de análise em massa do material genético (veja SUPERINTERESSANTE ano 6, n° 7).

O método francês utiliza células de levedura para multiplicar os fragmentos dos genes até que possam ser manipulados com precisão. Assim, no Généthon, já se conseguiu localizar 25% de todos os genes humanos, cinco vezes mais do que os outros laboratórios do mundo. Algo parecido será feito no maior programa já instituído pelos americanos, que inclui a construção de, um grande centro de pesquisa na cidade de Cambridge, Estado de Massachusetts. Dirigido por Eric Landers, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o novo centro contará com o trabalho de robôs químicos, como já se faz no Généthon, para aumentar a velocidade de suas análises.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.