Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Veja duas galáxias dando um encontrão

A NASA e Agência Espacial Europeia flagraram duas galáxias se fundindo a 230 milhões de anos-luz daqui

Por Ana Luísa Fernandes Atualizado em 4 nov 2016, 19h08 - Publicado em 6 jan 2016, 12h30

A imagem abaixo, feita pelo telescópio espacial Hubble, mostra uma trombada de galáxias. Ou melhor, mostra uma nova galáxia nascendo.

Segundo a NASA, o processo faz com que estrelas sejam tiradas de suas órbitas originais e colocadas em caminhos completamente diferentes. A confusão faz com que a nova formação ganhe um aspecto caótico, mas, eventualmente, ela estabelece um novo formato, que pode não se assemelhar ao das galáxias originais.

A nossa Via Láctea não vai escapar: em aproximadamente quatro bilhões de anos, ela vai colidir com Andrômeda, a galáxia mais próxima e duas vezes maior. Até lá, é bem provável que a humanidade já tenha sido extinta há muito tempo: se nós não tivermos morrido com uma bomba de hidrogênio, o Sol já vai ter evaporado a água do nosso planeta. Mesmo assim, a NASA fez uma ilustração de como seria possível ver o nosso céu momentos antes da fusão. Veja abaixo.

Leia mais: 4 descobertas recentes que provam que o espaço é um lugar bizarro