Veja o que o telescópio Hubble avistou no dia em que você faz aniversário

A Nasa lançou uma plataforma interativa em comemoração ao aniversário de 30 anos do telescópio. Confira.

Atualizado em 2 abr 2020, 14h36 - Publicado em 31 mar 2020, 17h24

Em 2020, o telescópio espacial Hubble, da Nasa, completa 30 anos em órbita. Ao longo de sua história, ele trabalhou 24 horas por dia, sete dias por semana, fotografando o espaço. E agora, disponibilizou para todos suas melhores imagens.

Digitando o dia e o mês do seu aniversário, uma plataforma criada pela Nasa mostra uma imagem feita pelo Hubble naquele dia. Não é possível, contudo, escolher o ano, que é totalmente aleatório. As imagens vêm com uma breve explicação em inglês do que estava acontecendo no momento.

Para ver o que Hubble viu no seu dia, basta clicar aqui. O projeto viralizou nas redes sociais – e fez a NASA entrar nos assuntos mais comentados do Twitter:

Lançado no dia 24 de abril de 1990, o telescópio Hubble é parte importante da história da NASA. Ele possibilitou o estudo detalhado de partes até então desconhecidas do universo, que estavam além de nossa galáxia.

Em comunicado, a agência espacial definiu o satélite como um de seus “observatórios mais valiosos e de maior longevidade”. Diversos eventos em comemoração estavam programados para acontecer ao longo de 2020, mas em razão da pandemia de Covid-19, todos foram adiados, sem novas datas definidas. Para contornar o problema, a Nasa prometeu liberar, com o tempo, o acesso a mais imagens, vídeos, documentários e conteúdos interativos exclusivos.