Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Apple desenvolve tela de papel eletrônico para o iPad

As telas de papel eletrônico, como a do Kindle, são muito agradáveis aos olhos – mas são monocromáticas, lentas e de baixa resolução, ou seja, só servem para ler livros. As telas LCD e OLED, por outro lado, não têm nenhuma dessas deficiências; mas tendem a irritar a vista. O que fazer? Juntar ambas as […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h41 - Publicado em 15 abr 2011, 13h07

capture

As telas de papel eletrônico, como a do Kindle, são muito agradáveis aos olhos – mas são monocromáticas, lentas e de baixa resolução, ou seja, só servem para ler livros. As telas LCD e OLED, por outro lado, não têm nenhuma dessas deficiências; mas tendem a irritar a vista. O que fazer? Juntar ambas as tecnologias num só gadget. Essa é a ideia da Apple, que acaba de patenteá-la (PDF).

O gadget teria duas telas, uma empilhada sobre a outra (veja na figura acima). A tela de papel eletrônico ficaria em cima da tela de LCD – e o iPad ou iPhone acionaria automaticamente a tela mais adequada para cada situação – leitura de livros, navegação na internet, games etc. O mais interessante é que a Apple descobriu uma maneira de fazer o papel eletrônico ficar transparente quando não estiver sendo usado. Está vendo as elipses abaixo?

Capturar1

Cada uma é um pixel. Dentro da elipse, os pontos pretos são pigmento preto – que forma as letras exibidas na tela. E os pontos brancos são pigmento branco (existem para dar contraste e melhorar a leitura). Essa elipse, que na vida real é uma esfera -o desenho está distorcido para facilitar o entendimento- gira para acender e apagar os pixels. Mas você percebeu o que está acontecendo? Usando cargas elétricas, o sistema da Apple também consegue deixar as elipses “de pé” – com as partículas de pigmento encostadas nos cantos, sem obstruir a luz. E voilá: papel eletrônico transparente, adequado ao uso numa tela híbrida. Bem legal. Tomara que essa tecnologia chegue logo ao iPad. (via @gwercman)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.