Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

MIT inventa gadget que lê pensamentos

Aparelho entende 20 comandos e palavras, e também permite fazer contas simplesmente pensando nelas. Veja o vídeo

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 15h39 - Publicado em 12 abr 2018, 11h58

Quando você fala alguma coisa, os músculos do seu rosto se mexem – e isso acontece graças a sinais elétricos enviados pelo cérebro. Mas se você simplesmente pensar em falar uma palavra, sem de fato pronunciá-la, o cérebro também dispara sinais elétricos: eles são similares aos sinais da fala, só que mais fracos, sem potência suficiente para movimentar os músculos. Esse fenômeno se chama “subvocalização”, e é conhecido desde a década de 1950. Agora, cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram um aparelho que capta esses sinais e os usa para fazer algo incrível: ler pensamentos.

Ele se chama AlterEgo e é uma espécie de headset, que fica encaixado atrás da orelha e embaixo do queixo e tem 16 eletrodos para captar os sinais elétricos que chegam aos músculos faciais. Os cientistas reuniram dez voluntários e pediram a eles que ficassem aproximadamente duas horas usando o AlterEgo. Durante esse tempo, eles tinham de pensar em determinadas palavras e fazer contas simples de cabeça (como 2+3+8). Um software comparou os sinais captados pelo AlterEgo com essas palavras e contas, cruzou uma coisa com a outra – e o gadget se tornou capaz de entender os comandos previamente treinados com 92% de acerto.

O resultado, que pode ser visto no vídeo abaixo, é bem impressionante. A pessoa usa seus pensamentos para navegar por uma interface tipo Netflix, checar o horário e somar o preço de três produtos no supermercado – ela simplesmente pensa no valor de cada um, e o AlterEgo faz a conta. Os cientistas pretendem desenvolver a tecnologia para que o aparelho se torne capaz de reconhecer mais palavras e comandos, e possa ser usado por pilotos de avião e pessoas que perderam a fala. Se eles conseguirem torná-lo mais discreto, quem sabe um dia o AlterEgo possa até substituir os comandos de voz nos smartphones – permitindo comandar assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistant apenas com o pensamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.