Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Novo aplicativo para iOS é primo burro da Siri – mas entende comandos em português

Nos EUA, os donos de iPhone 4S estão empolgados com a Siri, aquela assistente digital que entende diversos comandos de voz. Já no Brasil, onde o novo iPhone ainda nem chegou, ela é um sonho distante. Traduzir o mecanismo de reconhecimento vocal para o nosso idioma é uma tarefa cara e difícil, que pode demorar muito […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 16h49 - Publicado em 11 nov 2011, 10h58

Nos EUA, os donos de iPhone 4S estão empolgados com a Siri, aquela assistente digital que entende diversos comandos de voz. Já no Brasil, onde o novo iPhone ainda nem chegou, ela é um sonho distante. Traduzir o mecanismo de reconhecimento vocal para o nosso idioma é uma tarefa cara e difícil, que pode demorar muito – e que a Apple talvez nem se disponha a encarar. Mas há um prêmio de consolação: o Dragon Search, aplicativo de comandos de voz cuja versão em português está chegando à App Store.

É preciso selecionar o idioma português antes de rodar o aplicativo pela primeira vez (o que não é avisado ao usuário). Mas, feito esse ajuste, o Dragon é surpreendentemente preciso. Ao contrário dos comandos de voz do Android, ele quase sempre entende o que você está dizendo. Mas não possui a principal qualidade da Siri: inteligência. O Dragon não interpreta o que você está dizendo; simplesmente transforma em texto e joga no Google. Isso significa que ele não entende gracinhas nem ordens, como “restaurante japonês aqui perto” – ao dizer isso, recebi uma página de resultados nada úteis (links para casas de sushi em Portugal).

Isso é decepcionante. E preocupante também. Os comandos de voz são o futuro da interação com os smartphones (e provavelmente também com as TVs). Há diversas situações em que falar é melhor do que tocar na tela. Mas é provável que o Brasil, pela barreira do idioma, fique bem para trás na adoção dessa tecnologia – ou nem tenha acesso a ela. Triste.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.