Assine SUPER por R$2,00/semana
Bruno Garattoni Por Bruno Garattoni Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

TVs espiãs vigiaram 11 milhões de famílias nos EUA

Aparelhos da marca mais vendida no país monitoravam seus donos; veja como

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 fev 2017, 14h44 - Publicado em 13 fev 2017, 12h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há vários anos, as televisões da marca Vizio são as mais vendidas nos Estados Unidos. E com razão: aliam excelente qualidade de imagem (vivem ganhando prêmios da imprensa especializada) com preços incrivelmente baixos: compra-se uma Vizio gigantesca, de 65 polegadas e com resolução 4K, por apenas US$ 850 – metade do que custam as outras marcas.

    Publicidade

    Mas havia um porém: secretamente, as Vizio monitoravam tudo o que as pessoas assistiam. A televisão usava uma técnica chamada automated content recognition (ACR) para identificar o que estava exibindo – ela comparava as sequências de pixels a uma base de dados mantida pelo fabricante. Dessa forma, conseguia saber não apenas qual canal ou programa de tv estava sendo visto, mas também rastreava outras fontes de conteúdo, como DVDs, Blu-ray e vídeos da internet.

    Publicidade

    Essas informações eram registradas num dossiê, que identificava detalhadamente os hábitos de cada família, e oferecidas a anunciantes – que poderiam usá-las para exibir propagandas direcionadas. Tudo na surdina, e sem o consentimento do usuário. Segundo o governo dos EUA, 11 milhões de famílias foram monitoradas.

    Isso acontecia desde 2014, mas só veio à tona quando a fabricante de TVs foi vendida para a chinesa Le Eco, no segundo semestre do ano passado, e um documento acabou revelando a prática – a Vizio pretendia criar uma empresa à parte só para explorar os dados coletados. Ela foi multada em US$ 2,2 milhões pelo governo americano, pediu desculpas a seus consumidores, e informou que o monitoramento pode ser desabilitado (deve-se acessar o menu de configurações da TV e desligar o item Smart Interactivity).

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.