Cães entendem as emoções humanas
Pode chorar, pode sorrir, pode gritar. Seu cachorro vai entender seus sentimentos – e o do vizinho, que nem te conhece, também.
É o que mostra uma pesquisa realizada por britânicos e brasileiros. Eles tiraram fotos e gravaram as vozes e latidos de várias pessoas e cachorros. Cada voluntário fez poses com diferentes expressões faciais (raiva, felicidade, etc) e gravou sons positivos ou negativos (latidos ou gritos raivosos – ou animados).
Em seguida, os pesquisadores mostraram essas fotos, uma de cada vez, sempre acompanhada por uma das gravações de áudio, a 17 cachorros domésticos. Nenhum deles conhecia as pessoas ou cães fotografados.
Nem sempre a expressão de felicidade da imagem correspondia ao grito enraivecido do áudio. Mas quando as emoções do som e da foto coincidam, os cães passavam muito mais tempo encarando a imagem – mesmo se a mensagem fosse negativa.
Segundo a pesquisa, quanto mais tempo concentrados na imagem, maior a sensibilidade dos cães à mensagem. E isso demonstra que eles realmente entendem as emoções humanas e animais – pelo menos quando os estímulos visuais e sonoros fazem sentido. Não à toa, quando o rosto feliz surgia acompanhado por um som agressivo, eles logo perdiam o interesse. Sem entender a mensagem ambígua, deixavam de prestar atenção.
Outros estudos já haviam confirmado que os cães conseguem entender seus donos. Só não era certo ainda se a compreensão surgia por meio do aprendizado – se por passar a vida ao lado dos donos, aprenderam a decifrar pistas nos rostos daqueles humanos. Mas essa pesquisa foi diferente: os cães não foram treinados para entender os estímulos e não conheciam os voluntários das fotos. E ainda exigiu dos cães decifrar e conectar dois tipos de emoções, sonora e visual.
“Isso mostra que os cachorros domésticos interpretam rosto e vozes usando mais do que um simples processo. Eles obtêm o significado semântico emocional do conteúdo por meio de áudios relevantes e do estímulo visual que podem ajudar a comunicação e interação social”, conclui a pesquisa.
Espertinhos esses bichos, não?
Créditos da foto: flickr.com/28045310@N08/
Leia também:
Cães veem os donos como se fossem seus pais
Cachorros sentem amor de verdade pelos donos
Cachorros se parecem fisicamente com os donos

Observatório Vera Rubin identifica asteroide gigante com rotação recorde para seu tamanho
Como funciona o jogo do bicho?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil
Starlink vai ajustar a órbita dos seus satélites – e trazê-los para mais perto da Terra
Capivaras possuem ‘interruptor’ molecular que controla a digestão de carboidratos







