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Como vencer uma discussão na internet

Em tempos de discussões políticas com cara de Fla-Flu, entrar num papo cabeça pelas redes sociais exige paciência – e um pouquinho de sabedoria. Afinal, nem todo mundo quer ouvir de verdade argumentos e pontos de vista diferentes. Para saber quando vale a pena gastar tempo nessas discussões, pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, […]

Por Carol Castro
Atualizado em 21 dez 2016, 09h55 - Publicado em 11 fev 2016, 14h37
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    Em tempos de discussões políticas com cara de Fla-Flu, entrar num papo cabeça pelas redes sociais exige paciência – e um pouquinho de sabedoria. Afinal, nem todo mundo quer ouvir de verdade argumentos e pontos de vista diferentes.

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    Para saber quando vale a pena gastar tempo nessas discussões, pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, analisaram dois anos de posts publicados no site ChangeMyView, uma rede social em que usuários se desafiam a apresentar diferentes opiniões sobre um mesmo tema. E ainda descobriram como aumentar seu poder de convencimento.

    A primeira dica é avaliar a linguagem utilizada por quem fez a postagem original. Segundo a pesquisa, pessoas que costumam usar mais as palavras “nós” e “nosso” do que “eu” e “meu” são mais teimosas. E também tendem a escolher palavras mais emotivas e definitivas (como “certeza” e “o melhor”). Essas dificilmente vão prestar atenção a outras opiniões.

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    Se não for o caso, suas chances de vencer a discussão aumentam quando você é o primeiro a apresentar um contraponto. Quanto mais gente comentar antes de você, menor a probabilidade de você ser lido e levado a sério.

    Mas não adianta postar de qualquer jeito só para largar na frente. É preciso cuidar da linguagem. Pessoas que se expressam com palavras calmas, ao invés de apostar na agressividade, convencem os outros com mais facilidade. Links e textos longos, com números, exemplos e estatísticas, também funcionam bem.

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    E o mais importante: saiba quando parar. Depois de umas quatro ou cinco respostas, melhor desencanar. As chances de mudar a cabeça de alguém caem significativamente ao longo da discussão. E sempre, sempre fuja dos haters. Eles nunca vão mesmo escutar outras opiniões.

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    Créditos da foto: flickr.com/reid_rosenberg/

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