Se você é homem e se preocupa com a performance sexual a ponto de estabelecer metas e contabilizar seu histórico, eis uma desafiadora notícia: pesquisadores de Harvard descobriram que 21 é um número mágico.
Trata-se da quantidade de vezes que um homem precisa ejacular mensalmente para diminuir consideravelmente o risco de contrair câncer de próstata. É mais ou menos dizer que quem ejacula todo dia útil do mês tem 20% menos chance de ter a doença, comparado a quem ejacula entre quatro e sete vezes por mês.
O estudo, divulgado pela Associação Europeia de Urologia, foi iniciado em 1992 e continuado em 2010, colhendo dados de quase 32 mil homens com idade entre 20 e 49 anos. E mesmo que o número mágico seja difícil alcançar, não desanime: de acordo com os dados, quanto maior for a frequência de ejaculações, maior a proteção para a próstata. Ou seja, três vezes ao mês já previne mais do que uma só e assim progressivamente.
O que causa esse efeito anticancerígeno ainda não está muito bem explicado, mas o estudo também revela que não importa o tipo de ejaculação: tanto polução noturna, como masturbação ou relações sexuais com outras pessoas valem o mesmo para a prevenção.
A má notícia é que esses dados são relativos a tipos mais amenos de tumor. Para versões mais agressivas de câncer de próstata, a prevenção ejaculatória não apresenta o mesmo efeito.