Todo mundo sabe que fumar maconha deixa qualquer um com fome. Com muita fome. Como se não comesse há uns três dias. Não tem despensa que dê conta da larica. E por quê isso? O pessoal da Universidade de Bordeaux, na França, foi buscar respostas.
Eles dividiram camundongos em dois grupos: metade foi alimentada com THC, princípio ativo da maconha, e o outro grupo não. Todos foram colocados ao alcance de bananas e óleo de amêndoa doce. A turma doida com THC passou muito mais tempo comendo e cheirando o óleo do que os outros. Desconfiados sobre a ação da maconha em um dos receptores do bulbo olfativo, fizeram outro teste. Alteraram geneticamente um grupo de camundongos e o deixaram sem o tal receptor. Mesmo sob efeito de THC, esses ratos não se interessaram muito por comida.
Ou seja, a larica só acontece porque a maconha age no sistema olfativo. Quando ativa os receptores do bulbo olfativo, ela faz você sentir mais o cheiro e o sabor dos alimentos. Faz seu corpo acreditar que sente fome. É o que acontece naturalmente quando passamos muito tempo sem comer: qualquer cheiro de comida deixa você louco de vontade.
Apesar da comilança toda, outro estudo garante que maconha não faz engordar. Curioso, não?