Software é capaz de identificar sarcasmo em textos na internet
Bazinga!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas on-line. (Aqui você confere um PDF com a íntegra do processo.)
O algoritmo, que ganhou o nome SASI (sigla para “algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo”, em inglês), já foi testado no Twitter e na loja virtual Amazon – lá, conseguiu identificar o sarcasmo presente em resenhas dos usuários para os produtos com 77% de precisão.
Não é um resultado perfeito, mas nem a gente consegue identificar o sarcasmo alheio sempre, né? (O Sheldon da série The Big Bang Theory, na foto, não consegue nunca.)
E o SASI não serve apenas para que seu computador entenda a piada quando ele trava e você diz “que maravilha!” querendo dizer “que droga!”.
Softwares como ele podem ser bem eficientes em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais (por exemplo, se alguém resenhar um produto no Amazon dizendo: “É uma maravilha! Usei por um dia e quebrou!”, o sistema vai entender que a intenção não foi fazer um elogio, e dar um pontinho negativo ao item).
Além disso, ele pode “facilitar a vida” de ferramentas que varrem a web para medir – em tweets e posts por aí – a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou acontecimento, uma prática cada vez mais comum.

Novo metrô de São Paulo deve sair em 2026. Veja os bastidores da construção
Groenlândia: nome da ilha vem de uma jogada de marketing furada dos vikings
Como Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina?
A ciência achava que este tubarão que vive por 400 anos era cego. Um novo estudo diz que não é bem assim.
Marsupial ameaçado de extinção é fotografado pela 1ª vez em 80 anos na Austrália







