Assine SUPER por R$2,00/semana
Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.
Continua após publicidade

Software é capaz de identificar sarcasmo em textos na internet

Bazinga! Uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas on-line. (Aqui você confere um PDF com a íntegra do processo.) O algoritmo, que ganhou o nome SASI (sigla para “algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo”, em inglês), já foi testado no […]

Por Thiago Perin
Atualizado em 21 dez 2016, 09h53 - Publicado em 25 Maio 2010, 13h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bazinga!

    Publicidade

    Bazinga!

    Publicidade

    Uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas on-line. (Aqui você confere um PDF com a íntegra do processo.)

    O algoritmo, que ganhou o nome SASI (sigla para “algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo”, em inglês), já foi testado no Twitter e na loja virtual Amazon – lá, conseguiu identificar o sarcasmo presente em resenhas dos usuários para os produtos com 77% de precisão.

    Publicidade

    Não é um resultado perfeito, mas nem a gente consegue identificar o sarcasmo alheio sempre, né? (O Sheldon da série The Big Bang Theory, na foto, não consegue nunca.)

    Continua após a publicidade

    E o SASI não serve apenas para que seu computador entenda a piada quando ele trava e você diz “que maravilha!” querendo dizer “que droga!”.

    Publicidade

    Softwares como ele podem ser bem eficientes em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais (por exemplo, se alguém resenhar um produto no Amazon dizendo: “É uma maravilha! Usei por um dia e quebrou!”, o sistema vai entender que a intenção não foi fazer um elogio, e dar um pontinho negativo ao item).

    Além disso, ele pode “facilitar a vida” de ferramentas que varrem a web para medir – em tweets e posts por aí – a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou acontecimento, uma prática cada vez mais comum.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.