Calma, não criemos pânico. A selfie não foi proibida no Brasil e não existe uma maldição específica que recaia sobre os fãs das fotinhos de redes sociais.
Para o governo russo, porém, o buraco é mais embaixo. Na última semana, o país deu início a uma campanha no mínimo assustadora sobre o tema. Com a nobre intenção de alertar internautas sobre os riscos de fazer selfies em situações perigosas, criou-se o slogan “Sua próxima selfie pode ser a última!” e os seguintes panfletos, que parecem ter sido criados por alguém sob efeito de alucinógenos:
O Ministério do Interior da Rússia defendeu a campanha alegando que pelo menos dez pessoas morreram tentando tirar selfies desde o início deste ano, fora outras 100 que se feriram mas não chegaram a óbito. Em maio, uma mulher sobreviveu a um tiro na própria cabeça em Moscou. A gata estava tentando fazer uma selfie com um revólver carregado. Alguns adolescentes também foram eletrocutados ao tentar tirar selfies surfando em um trem. Pessoas familiarizadas com outras situações perigosas de selfie foram encorajadas a apresentar suas ideias para o ministério através de um formulário online.
Vamos dar uma olhada mais de perto na campanha?
Faltou alguma coisa na lista? Talvez selfie na boca do tubarão? Selfie engolindo espadas?
Ê, Rússia.