Aquele emoticon simpático comumente usado em mensagens no celular pode prejudicar sua reputação se ele estiver em um e-mail corporativo. Um estudo de cientistas da Universidade Ben Gurion, em Israel, analisou o impacto que representações visuais podem ter na linguagem tradicional, baseada fortemente no texto.
Usando três experimentos com 549 participantes de 29 países, os pesquisadores descobriram que, apesar do emoticon do sorriso dar um tom mais positivo a uma mensagem, ele provoca um decréscimo na percepção da competência. Ou seja, “um smiley não é um sorriso”.
Além do impacto na imagem dos companheiros de trabalho, o uso de emojis também afetou a disposição do recipiente da mensagem de compartilhar informações, podendo dificultar a execução de tarefas em conjunto.
Os participantes do estudo leram diversas mensagens, algumas com emoticons e outras sem, e deram opiniões sobre o remetente, incluindo se eles atenderiam ao pedido feito por ele ou não. “As normas para a comunicação online podem ser confusas, já que o que funciona em um contexto informal pode ser devastador em um ambiente formal”, afirma a pesquisadora Ella Glikson.
Então, caso a sua intenção seja parecer mais simpático e positivo, use sorrisos na vida real e não nos e-mails do seu trabalho.
Via CNN