Que o mundo é grande e cheio de gente, isso você já sabe. E, entre bilhões de mentes, é comum que alguns fatos possam receber diferentes interpretações. O pouso na Lua, por exemplo, pode significar um avanço enorme para uns e um plano maléfico do governo para outros. Aqui, você vai conhecer teorias da conspiração tão surreais que até passariam por um detector de mentiras.
8) Jatos brancos
Sabe aquele risco branco que fica no ar depois que um avião ou jato passa? Eles são frutos do congelamento do vapor d’água que sai das turbinas das aeronaves. Como? Por voarem em grandes altitudes, os aviões passam por uma área da atmosfera com uma temperatura de -35ºC. Mas, para os teóricos da conspiração, aqueles traços são substâncias químicas ou agentes biológicos espalhados pelo governo sem nenhum motivo aparente.
7) Flúor
Em vários países do mundo, a água recebe doses de flúor que ajudam a melhorar a saúde dentária da população, principalmente nas classes mais baixas. Porém, segundo conspiradores, o flúor também age deixando as pessoas doentes e, assim, favorecendo hospitais e indústrias farmacêuticas. Além disso, a substância teria o poder de “diminuir a capacidade mental da população”, facilitando o controle governamental.
6) Experimento Filadélfia
Na mente de quem acredita, em outubro de 1943, no estaleiro naval da Filadélfia, cientistas americanos conseguiram fazer o destroyer Elridge ficar invisível e viajar através do espaço-tempo. Os relatos que confirmam a história garantem o sucesso dos americanos nas tentativas de fazer a luz se dobrar ao redor de um objeto. Só que o experimento deu errado, pois vários membros da tripulação teriam sido fundidos com a estrutura do navio.
5) Shakespeare era outra pessoa
Apoiando-se na falta de informações bibliográficas sobre o autor, os conspiradores dizem que Shakespeare era, na verdade, um homônimo usado por outras pessoas. Entre os candidatos para ocupar a “vaga” estavam o filósofo Francis Bacon, o dramaturgo Christopher Marlowe e até o nobre inglês Edward de Vere.
4) MH 370
No que seria mais um pesadelo para a imagem da Malaysia Airlines, essa teoria afirma: o voo MH 370 com destino a Beijing, que desapareceu sem deixar qualquer vestígio, teria pousado na ilha de Diego Garcia, no Oceano Índico. O lugar já foi acusado de ser um reduto da CIA para torturar prisioneiros.
3) Tempo Fantasma
Na década de 1980, o historiador alemão Heribert Illig desconfiou dos escassos registros arqueológicos existentes entre os anos 614 e 911 depois de Cristo. “Obviamente”, ele concluiu que esse período da história foi inventado, todos os documentos sobre o intervalo são falsos e foram criados para manter a linha do tempo inteira.
2) O LHC é um portal para reviver Osíris
O Grande Colisor de Hadrons, um gigantesco acelerador de partículas construído pelo CERN (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear, em português), já foi alvo de polêmicas. Entre elas, o aparelho teria sido construído para criar um buraco negro e sugar a terra. Ainda mais louca, a mais nova teoria dos conspiradores garante que o acelerador de partículas é um portal criado para reviver Osíris, deus egípcio dos mortos.
1) Ron Wesley é Dumbledore viajando no tempo
No universo de Harry Potter, Ron pode ser considerado como o Robin, Sacho Pança, Mutley, o burro do Shrek ou qualquer parceiro do protagonista. Se isso não bastasse, os fãs conseguiram achar uma “ligação” provando que Ron e Dumbledore são a mesma pessoa (tcharããããããã).
Basicamente, Weasley é um viajante do tempo que veio para viver seus últimos dias como Alvus Dumbledore. As semelhanças seriam: os dois personagens são altos, magros, possuem narizes pontudos e são ruivos. (Apesar dos clássicos cabelos prateados mostrados nos filmes, as cenas de flashback nos livros retratam um Alvo com madeixas avermelhadas).