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10 tendências para o jornalismo digital em 2014

O site Journalism.co.uk falou com especialistas da BBC, CNN, ITV News, Trinity Mirror e The Washigton Post para descobrir quais seriam as principais tendências do jornalismo digital em 2014. Algumas das tendências listadas não são surpresa, como o mobile e design responsivo que nós já tínhamos listado aqui no Newsgames. A listinha completa você confere […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 08h50 - Publicado em 13 jan 2014, 13h53
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  • O site Journalism.co.uk falou com especialistas da BBC, CNN, ITV News, Trinity Mirror e The Washigton Post para descobrir quais seriam as principais tendências do jornalismo digital em 2014. Algumas das tendências listadas não são surpresa, como o mobile e design responsivo que nós já tínhamos listado aqui no Newsgames. A listinha completa você confere abaixo:

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    1. Mobile e design responsivo

    Celulares e tablets são o hype do momento. Todos grandes veículos internacionais estão estudando como produzir bom conteúdo para dispositivos móveis. De um lado, alguns defendem o “design responsivo” onde um site se adapta a cada plataforma. De outro, estão os que defendem a produção de conteúdo exclusivo para cada modelo.

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    2. Conteúdo geolocalizado
    Entregar conteúdo sobre o que está acontecendo “agora” não é mais suficiente. Os veículos de comunicação vão ter que investir no que está acontecendo “aqui e agora”, entregando notícias e informações que se relacionam com o lugar onde o leitor está.

    3. Redes sociais privadas
    Em 2013 diversas pesquisas mostraram que os adolescentes estão saindo do Facebook porque seus pais entraram na rede social. O Instagram criou a possibilidade de você compartilhar conteúdo com apenas uma pessoa e diversas redes “privadas” como o  Snapchat apareceram. Será que depois de tanta exposição em 2013, voltaremos a buscar privacidade em 2014? E como os veículos de comunicação vão reagir a essa tendência?

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    4) Jornalismo feito por Drones

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    Fotos tiradas por drones em locais de difícil acesso e em situações de conflito já foram usadas por jornalistas em 2013. E esses pequenos aviões robôs devem se tornar mais populares ainda no jornalismo de 2014.

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    5. Vídeos curtos
    O acesso à internet por celulares tem crescido muito e esses aparelhos são desenhados pensando em vídeos curtos. O Instagram já introduziu a possibilidade de upload de vídeos de poucos segundos em 2013, e a BBC tem criado vídeos exclusivos, de 15 segundos, para veicular nessa rede social.

     

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    6. Análise de dados e audiência em tempo real

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    Reagir mais rápido ao comportamento do leitor. Usando ferramentas como Chartbeat ou o real time do Google Analytics as redações devem ficar atentas à sua audiência minuto a minuto.

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    7. Windows Phones
    Os especialistas ouvidos pelo Journalism.co.uk apontam que as novas câmeras dos aparelhos com Windows Phone são muito melhores que a do iPhone 5S e poderiam causar um grande impacto para o jornalismo produzido com mobile. A dúvida é se os criadores de aplicativos vão adotar o Windows Phone.

     

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    8. Tecnologia “vestível”
    Tudo indica que os óculos do Google (Google Glass) serão lançados no mercado em 2014. Com a possibilidade do relógio da Apple ser lançado no mesmo ano, teremos a chance de assistir uma revolução causada por esses gadgets “vestíveis”. Alguns especialistas acham que o impacto para a comunicação pode ser tão grande quanto o dos smartphones.

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    9) Notícias “antecipatórias”

    No mundo das notícias baseadas em dado, vale ficar atento às informações que os leitores têm compartilhado sobre seus planos e futuros compromissos como calendários e localizações futuras. Analisando esses dados é possível saber onde os seus leitores estarão e o que estarão fazendo e oferecer-lhes conteúdo relacionado a essas atividades.

     

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    10) Publicidade nativa

    Uma área que deve continuar se expandindo é a de conteúdo patrocinado e publicidade nativa que envolve um esforço conjunto entre os veículos de comunicação e os anunciantes. Uma vez que os velhos banners já não são mais atraentes para o público, a tendência de anúncios casados com conteúdos é grande.


    Confira o post original no Jornalismo.co.uk

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