Assine SUPER por R$2,00/semana
Newsgames Por Blog
Continua após publicidade

“O que importa é o conteúdo” ou “visualização de dados no jornalismo em duas falas”.

O designer italiano Francesco Franchi é o editor de arte da revista IL (Intelligence in Lifestyle). Seu trabalho é de brilhar os olhos, mas seu foco não é simplesmente deixar as páginas mais bonitas, seu foco é o conteúdo. Pra ele, “infographic thinking” não é uma moda passageira, é o futuro. Gabriel Gianordoli foi designer […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 17 fev 2012, 08h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O designer italiano Francesco Franchi é o editor de arte da revista IL (Intelligence in Lifestyle). Seu trabalho é de brilhar os olhos, mas seu foco não é simplesmente deixar as páginas mais bonitas, seu foco é o conteúdo. Pra ele, “infographic thinking” não é uma moda passageira, é o futuro.

    Publicidade

    Gabriel Gianordoli foi designer da SUPERINTERESSANTE. Depois de experiências em web, revista e infografia, ele passou a se especializar cada vez mais em data visualization. Recentemente ele disponibilizou sua palestra no WIADSP (Dia Mundial da Arquitetura de Informação). Ela mostra um pouco como a visualização de de dados transforma número em imagens. Ela é também um jeito de pensar conteúdo graficamente.

    Publicidade

    Acho que a palestra do Gabriel e a entrevista do Francesco são duas pílulas legais pra quem se interessa pelo assunto. Em menos de dez minutinhos, você lê as duas abaixo. Vale a pena.

    Visualização de dados no jornalismo, segundo Gabriel Gianordoli

    Publicidade

    Continua após a publicidade

    Francesco Franchi fala sobre infographic thinking

    E o que newsgames tem a ver com isso?
    Dá pra dizer que newsgames são primos dos infográficos, especialmente dos infográficos interativos. Os dois transformam informação em imagens. Ian Bogost, em seu livro “Newsgames: Jornalismo At Play”, inclui infográficos interativos como um dos tipos de newsgames. Em casos como esse info do IG, acho que faz sentido, né não?

    Veja também:

    Publicidade

     

    Publicidade

    -Entenda o que faz um game designer

    Publicidade

    -10 jogos para entender os newsgames no mundo

     

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.