Assine SUPER por R$2,00/semana
Newsgames Por Blog
Continua após publicidade

Candy Crush: as curiosidades, o poder viciante e uma manha para ganhar vidas infinitas

“Candy Crush” vicia. Não precisa ser cientista ou psicólogo para perceber isso. Eu, por exemplo, perdi minha esposa (uma séria editora da Superinteressante que sempre odiou videogames) para o jogo  nas últimas semanas. Graças a Deus, ela desinstalou o app do seu iPhone ontem. 😛 Mas isso não é uma questão pessoal: o jornalista Pedro […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 24 Maio 2013, 21h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    “Candy Crush” vicia. Não precisa ser cientista ou psicólogo para perceber isso. Eu, por exemplo, perdi minha esposa (uma séria editora da Superinteressante que sempre odiou videogames) para o jogo  nas últimas semanas. Graças a Deus, ela desinstalou o app do seu iPhone ontem. 😛

    Publicidade

    Mas isso não é uma questão pessoal: o jornalista Pedro Burgos fez um belo post sobre o poder viciante de “Candy Crush”. Em seu texto, Burgos lembra que “Candy Crush” faz parte de uma família de “casual games” (que inclui Farmville, por exemplo) que são criados para “viciarem” o jogador. É diferente de um “Red Dead Redemption” ou “God of War” que tem começo meio e fim. No açucarado mundo de “Candy Crush” as fases nunca acabam, as recompensas são variadas e o jogo te acompanha em qualquer lugar: nas redes sociais, no celular… Burgos cita um estudo da psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC – SP, que explica o vício em jogos virtuais: “Os jogos têm por característica o prazer da satisfação imediata. Quando se vence uma partida, a euforia da vitória e a ansiedade de conseguir viver aquela satisfação de novo tomam conta da pessoa e a levam a perseguir essa sensação de bem estar”.

    A produtora de “Candy Crush” é a King.com. Ela divulgou, recentemente, o infográfico abaixo recheado de curiosidades sobre o game.

    Continua após a publicidade

    No infográfico, a King.com se orgulha de que:

    Publicidade

    1)“Candy Crush” é o jogo mais popular do Facebook (na verdade ele  é provavelmente o jogo mais popular do mundo, tendo superado “Angry Birds”)
    2) As horas gastas por todos seus jogadores juntos equivale a 103 mil anos.

    3)Até na Antartica tem gente viciado no game (3 jogadores).

    Continua após a publicidade

    Você leu tudo isso e ainda assim quer ganhar vidas infinitas?

    Publicidade

    Bom,  quem acompanha o Newsgames sabe que eu sempre defendo o lado positivo dos games e como eles podem ajudar no desenvolvimento de habilidades e no raciocínio. No entanto, eu não concordo com games cuja mecânica é focada apenas em viciar seus jogadores e ganhar dinheiro com isso. O blog TechTudo preparou um tutorial para ensinar os jogadores de “Candy Crush” (que estiverem jogado pelo Facebook, via Firefox). Na verdade o negócio é simples, basta você instalar o navegador Firefox, acessar o Leethax Firefox Extension e clicar em  “Install Extension!”. Concorde com os termos de uso, reinicie o Firefox e divirta-se!

    Mas com moderação, hein?

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.