Bola de bilhar é realmente indivisível e inquebrável?
A bola de bilhar é realmente indivisível? Gabriel Henrique Silva Magalhaes, Moóca, São Paulo, SP Baboseira das boas, assim como “a cerveja de Agudos é melhor” ou “Apple não quebra”. É possível quebrar uma bola de bilhar, até mesmo jogando. “Em lugares como um snooker bar, onde o fluxo de jogo é constante, a bola […]
A bola de bilhar é realmente indivisível?
Gabriel Henrique Silva Magalhaes, Moóca, São Paulo, SP
Baboseira das boas, assim como “a cerveja de Agudos é melhor” ou “Apple não quebra”. É possível quebrar uma bola de bilhar, até mesmo jogando. “Em lugares como um snooker bar, onde o fluxo de jogo é constante, a bola passa por um estresse muito grande e constante, fazendo com que em algum momento o material não suporte mais a força das batidas e colapse. É realmente muito difícil acontecer, mas não impossível”, afirma Alex Anastácio, da Bilharmais, empresa especializada na venda do produto.
Ele explica que as bolas podem ser feitas de dois materiais: resina de poliéster, material compactado muito rígido e presente na maioria das bolas, e resina fenólica, usada nas bolas profissionais. “Ela é precisa, uniforme e extremamente resistente, utilizada em campeonatos pela alta qualidade”, explica Anastácio. A líder mundial nesse tipo de bola, Aramith, afirma que suas bolas resistem a até 4 toneladas. Já uma bola de resina de poliéster, segundo a Bilharmais, resistiria a 800 kg, em média.