PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Como surgiu o marshmallow?

A louca história do doce começa com uma flor do pântano e uma pastilha de garganta do Egito Antigo.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 nov 2024, 19h00

Tudo começou com uma planta florida de nome científico Althaea officinalis, chamada em português de “malvaísco” e em inglês de mallow (eis a segunda metade do nome). Ela costuma crescer em áreas úmidas como pântanos e brejos, e “brejo” em inglês é marsh (eis a primeira metade do nome).

Resta agora explicar como uma mistura ultraprocessada de açúcar, água e gelatina ganhou o nome idílico de “malvaísco do brejo”. Tudo começou no Egito Antigo, onde a raiz da planta – que tem um composto anti-inflamatório – era tradicionalmente fervida com mel para fazer um remedinho adocicado de avó. 

No século 19, os franceses descobriram essa tradição e começaram a fazer seu próprio doce terapêutico com o malvaísco, misturando o princípio ativo da planta com uma guloseima macia e esponjosa chamada pâte de guimauve, feita com açúcar e claras em neve, que tinha a mesma finalidade das pastilhas para garganta contemporâneas.

Com o tempo, os confeiteiros foram mexendo na receita do doce para facilitar a produção em larga escala. Ingredientes como gelatina e amido de milho entraram em cena, a vocação original como remédio desapareceu do imaginário popular e a planta sumiu da mistura.

No espírito das linhas de produção fordistas da época, surgiram máquinas específicas para misturar e moldar doces aos montes, sem intervenção humana, e vendê-los empacotados. Foi assim que o marshmallow chegou aos EUA e se tornou um ícone das fogueiras. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.