Esqueleto de tubarão aparece no raio X?
Esqueleto de tubarão aparece no raio X? (Pergunta de Julio Cavallari Júnior, Ribeirão Pires, SP)
Recentemente, minha esposa fez uma radiografia do joelho. O ortopedista suspeitava de desgaste na cartilagem, mas, como cartilagem não aparece no raio X, ele ia observar só os ossos em volta. Desse fato surgiu minha dúvida: se tirarmos uma radiografia de um tubarão, que tem esqueleto cartilaginoso, o que parece? O ortopedista ficou curioso.
Julio Cavallari Júnior, Ribeirão Pires, SP
Em razão do interesse generalizado, esta resposta vai para o ortopedista, para você, Julio, para a sua esposa e para o joelho dela – a redação estima melhoras. Otto Gadig, biólogo do Laboratório de Pesquisa de Elasmobrânquios (leia-se arraias, tubarões e seus parentes) da Unesp, garante não ter problemas ao bater chapas desses animais: “Se fizermos radiografia de um tubarão, o esqueleto vai aparecer muito bem.
Só é preciso aumentar um pouco a intensidade do aparelho”. É que a cartilagem deles não é como a nossa, fibrosa e elástica: é mais rígida, apresentando até depósitos de cálcio, que sempre aparecem na radiografia. Ainda que o raio X não fosse possível, os eslamo-brânquios, assim como os humanos, já têm direito a outros exames que detalham cartilagens: a tomografia e a ultrassonografia.
•
Post anterior: Posso tirar o pendrive sem clicar em “remover hardware com segurança”?