Mosquitos não sofrem ação da inércia?
Mosquito é imune à inércia? Sabe quando tem aquele mosquito voando te perturbando no carro e mesmo quando você dá partida e acelera a quase 100km/h e o f#@d$#p% continua voando lépido e fagueiro? Então. Dá ódio!! Aline “Doji” Viana, Rio de Janeiro, RJ Tenho um amigo chamado Otávio Inseto. Não é que ele seja […]
Mosquito é imune à inércia? Sabe quando tem aquele mosquito voando te perturbando no carro e mesmo quando você dá partida e acelera a quase 100km/h e o f#@d$#p% continua voando lépido e fagueiro? Então. Dá ódio!!
Aline “Doji” Viana, Rio de Janeiro, RJ

Tenho um amigo chamado Otávio Inseto.
Não é que ele seja imune. O atrito do corpo do mosquito com o ar que está dentro do carro é muito maior que a força da inércia sobre ele. “Como o ar dentro do carro acompanha o movimento do veículo, para o mosquito tudo se passa como se ambos, ar e veículo, estivessem parados”, esclarece Luiz Nunes de Oliveira, professor de física teórica do Instituto de Física São Carlos da USP.
A inércia cresce com a aceleração do carro e com o peso do corpo. A 100 km/h, a força que cola você no banco do carro é de, aproximadamente, 1/3 do seu peso. A mesma lógica funciona para o mosquito. Ou seja, imagine o peso de um mosquito. Irrelevante como aqueles três centavos na conta do bar que o seu amigo mala insiste em dividir igualmente entre todos. Agora imagine 1/3 do peso do mosquito. Pois é, Doji (faltou explicar esse seu apelido aí).
Assim, a inércia é muito pequetitucha, ridiculamente pífia. E o mosquitão fica lá, serelepe, atrapalhando sua sequência no Candy Crush Saga.
“Para acabar com a festa dele, o jeito é abrir todas as janelas, para que o ar dentro do automóvel adquira a velocidade do ar que está fora”, aconselha o professor. Desliga um pouquinho o ar-condicionado, desliga.
(crédito da imagem: Brett Arnett)
A tradição islandesa mais aguardada do ano: atirar passarinhos do penhasco
Quanto Mariah Carey ganha por ano com “All I Want For Christmas Is You?”
Análise de DNA revela o caso mais antigo de incesto já conhecido entre pai e filha, há 3.700 anos
12 truques para driblar o calor (sem ar condicionado)
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







