O Sr. Siriguejo, de “Bob Esponja”, é canibal?
A resposta depende de um fato crucial: ele é um siri ou um caranguejo?
Discussão acalorada. Primeiro, é preciso definir a que espécie pertence o Sr. Siriguejo. Será que ele é um siri, um caranguejo ou uma cruza dos dois?
Aos olhos de um leigo, siris tem duas características essenciais: uma são as patas traseiras achatadas, adaptadas para a natação. Outra é o caminhar: sempre de lado. Já os caranguejos andam para frente, e têm os membros traseiros com extremidades pontiaguadas. Siriguejo, portanto, é um caranguejo, não um siri. Seu nome de guerra provavelmente é só uma referência à receita carro-chefe de seu estabelecimento.
Mas há motivos para duvidar. No episódio 108 (“Crustáceo de meia-idade”), Siriguejo está em crise existencial. Um peixe criança reclama que seu hambúrguer de siri está estranho, e a mãe vai averiguar. Ela diz que o hambúrguer está velho como “aquele senhor ali”, apontando para Siriguejo. Ele pega o sanduíche, prova-o e diz “Hum, então o meu gosto é este”. Interprete como quiser.
(Vale dizer que a resposta oficial é não, nada de canibalismo. Mas a Nickelodeon não deu uma saída biológica para o problema. Preferiu declarar pelo Instagram: “100% de certeza que hambúrgueres de siri não são feitos de siris”.)