Por que alguém dormindo parece pesar mais no colo?
Essa é para quem já teve que carregar o filho para a cama várias vezes
Por que alguém dormindo parece pesar mais no colo? (Pergunta de quem já carregou filho dormindo para a cama muitas vezes.)
Valécia Patrícia, Fortaleza, CE
Hipotonia pura, Valécia.
Sim, um corpo dormindo fica hipotônico, isto é, sem o tônus muscular que nos mantém firmes. E isso já é o suficiente para que o peso “morto” pareça se multiplicar no colo. Mas como é que essa mágica ocorre? Vou roubar seu exemplo de quem já carregou muitas vezes o filho para a cama.
Imagine um bebê. Quando ele está acordado, as articulações dele ficam rígidas, criando mais pontos de apoio para distribuir o peso pelo corpo de quem está carregando. Ou seja, quem carrega um bebê desperto sente menos o peso da carga. Quando ele adormece e fica penduradão no colo, porém, o peso todo se apoia num ou noutro ponto do corpo apenas, parecendo pesar mais.
É como comparar um saco de areia compactado, selado, com um já aberto e todo mole. O peso dos dois pode ser igualzinho, mas o rígido fica bem mais fácil de carregar – o exemplo também funciona com aqueles sacos de ração canina de 15 kg.
Fontes: Catia R. B. Fonseca, pediatra da FMB-Unesp; e Adriana Seber, da Sociedade de Pediatria de São Paulo